Interfases

efervescências humanas na arte e na poesis

A poética do deslimite

Cartografia sobre um Brasil de artistas viscerais.

por Ana Emília C Silva

Da edição 01 - Arte e Cultura Popular

Imaginar é o prin­cí­pio da cri­a­ção. Imaginamos o que de­se­ja­mos, que­re­mos o que ima­gi­na­mos e, fi­nal­men­te, cri­a­mos aqui­lo que que­re­mos. Reconhecer nos­sa ca­pa­ci­da­de in­ven­ti­va é de­sar­ti­cu­lar as en­gre­na­gens que não nos ser­vem, re­or­ga­ni­zar o mun­do e atu­ar co­mo agen­tes de no­vas re­a­li­da­des pos­sí­veis.

A MACACADAS Nilson Pimenta

A ma­ca­ca­das de Nilson Pimenta, ar­tis­ta que par­ti­ci­pa de Teimosia da Imaginação

“Teimosia da Imaginação” ma­peia e in­ves­ti­ga a ati­vi­da­de de mes­tres po­pu­la­res que têm o pro­ces­so cri­a­ti­vo co­mo par­te fun­da­men­tal pa­ra a vi­da.

O uni­ver­so ín­ti­mo e a in­qui­e­tu­de de dez ar­tis­tas de­ram ori­gem à um pro­je­to trans­mí­dia que, ide­a­li­za­do pe­lo Instituto do Imaginário do Povo Brasileiro – IIPB, que de­sen­vol­veu a pes­qui­sa de ar­tis­tas nas di­ver­sas re­giões do país, abar­ca uma ex­po­si­ção no Instituto Tomie Ohtake (2012) , um li­vro que reú­ne  en­tre­vis­tas e tex­tos edi­ta­dos pe­la his­to­ri­a­do­ra Maria Lucia Montes, pu­bli­ca­do pe­la Martins Fontes e tam­bém uma sé­rie do­cu­men­tal di­ri­gi­da por Adelina Pontual, Cecília Araújo, Claudio Assis, Hilton Lacerda e Rodrigo Campos.

A pro­du­ção da sé­rie de dez epi­só­di­os de 26 mi­nu­tos, foi re­a­li­za­da pe­la Polo de Imagem pa­ra a TV Cultura de São Paulo.  Assista o te­a­ser aqui:

Antônio de Dedé, Aurelino, Francisco Graciano, Getúlio Damado, Isabel Mendes, Jadir João Egídio, José Bezerra, Manoel Galdino, Nilson Pimenta e Véio são os pro­ta­go­nis­tas des­se ma­pa de ima­gi­ná­ri­os vi­vos.

Longe dos sa­be­res de­sen­vol­vi­dos em for­ma­ções con­ven­ci­o­nais, es­ses su­jei­tos fa­lam de uma edu­ca­ção de si, do cul­ti­vo in­tui­ti­vo e das mo­ti­va­ções que os le­vam a pro­du­zir. Em “Teimosia da Imaginação” o pro­ces­so cri­a­ti­vo in­te­gra­do à vi­da abre lei­tu­ras so­bre o fa­zer cri­a­ti­vo, ilu­mi­nan­do a ar­te­sa­nia do fa­zer co­ti­di­a­no.

05-thumb-600x450-32141

Trabalhos de Véio nas pro­xi­mi­da­des de sua ca­sa. O ar­tis­ta ser­gi­pa­no des­co­briu na or­ga­ni­ci­da­de da ma­dei­ra bru­ta, for­mas hu­ma­nas e ani­mais.

dona_izabel_

Vinda de uma fa­mí­lia de lou­cei­ras do va­le do Jequitinhonha, Isabel Meneses co­me­çou a cri­ar re­pre­sen­ta­ções da fi­gu­ra fe­mi­ni­na.