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20 - Podem as Práticas Artísticas Construir Lugar?
Chegamos à 20a edi­ção sur­pre­sos com a tra­je­tó­ria e des­do­bra­men­tos da re­de que ho­je so­mos. Mais de cem mil já pas­sa­ram por aqui!  O Astrolábio se con­so­li­dou co­mo mí­dia co­la­bo­ra­ti­va que abor­da com ze­lo, le­ve­za e sen­si­bi­li­da­de te­mas que nos aju­dem a na­ve­gar sem per­der o Sul. Temos em vis­ta a for­ça vi­tal de co­le­ti­vos que ela­bo­ram […]
19 - Zênite
Pela ur­gên­cia dos acon­te­ci­men­tos re­cen­tes, so­mos so­li­ci­ta­dos a cri­ar es­pa­ços de par­ti­lha pa­ra rein­ven­tar uma so­ci­e­da­de mais jus­ta e de­mo­crá­ti­ca. Os de­sa­fi­os são mui­tos, e mui­to mais que re­sis­tir, ca­be a to­dos nós olhar com aten­ção pa­ra lu­tas e con­quis­tas tra­du­zi­das em re- exis­tên­ci­as. É pre­ci­so ter em vis­ta a for­ça vi­tal de co­le­ti­vos e […]
18 - Tecidos e Tecituras da Cultura Popular
A Chita é o pa­no de fun­do des­sa edi­ção, e o fio con­du­tor pa­ra pen­sar­mos os Fazimentos cul­tu­rais de ho­je e de on­tem, os te­ci­dos que ves­tem as ci­ran­das bra­si­lei­ras, que mar­cam pre­sen­ça na cul­tu­ra vi­va, so­bre­tu­do em ter­ri­tó­ri­os ca­ri­o­cas. Nesse sen­ti­do, tra­ta­re­mos des­se te­ar de his­tó­ri­as can­ta­das, con­ta­das e li­te­rá­ri­as que cir­cu­lam a tra­di­ção […]
17 - Recriação da Memória
“Recriação da Memória” é o te­ma da nos­sa 17º Edição do Astrolábio. Num ou­tu­bro que co­me­mo­ra as in­fân­ci­as, res­ga­ta­mos nar­ra­ti­vas e cri­a­ções ar­tís­ti­cas de an­ciões po­pu­la­res, su­jei­tos que brin­cam com o tem­po, re­vi­go­ram a cul­tu­ra pe­los afe­tos fa­zem re­sis­tir tra­di­ções. Ritos e mi­tos po­pu­la­res são re­me­mo­ra­dos com a ale­gria da brin­ca­dei­ra, acen­den­do a luz da […]
16 - Corpo Estendido
O ser hu­ma­no sem­pre es­te­ve in­te­res­sa­do em in­ves­ti­gar o fun­ci­o­na­men­to do cor­po. Descobriu na ma­te­ri­a­li­da­de a en­ge­nha­ria do or­ga­nis­mo além de vá­ri­as téc­ni­cas e for­mas de as­cen­der na ma­té­ria a vi­ta­li­da­de. Entretanto há em ca­da exis­tên­cia um mo­do par­ti­cu­lar de des­co­brir a po­tên­cia cor­pó­rea, fa­zer da ma­qui­na­ria que nos ca­te­go­ri­za co­mo hu­ma­nos, a mo­ra­da pa­ra […]
15 - Educação Como Política
Educar é educar-se. Como es­cre­ve Hannah Arendt, a po­lí­ti­ca não é ine­ren­te ao ho­mem, ela sur­ge entre-homens, di­fe­ren­tes e plu­rais. Ela se es­ta­be­le­ce co­mo re­la­ção e se cons­trói no apren­di­za­do mú­tuo. Uma edu­ca­ção de­mo­crá­ti­ca só é pos­sí­vel na con­vi­vên­cia en­tre mu­lhe­res e ho­mens, se­res po­lí­ti­cos in­te­res­sa­dos na de­sa­fi­a­do­ra – mas não me­nos lú­di­ca – ta­re­fa […]
14 - Laboratório Rua
A vi­da é ar­te do en­con­tro, em­bo­ra ha­ja tan­to de­sen­con­tro pe­la vi­da, já di­zia Vinícius. As ru­as são la­bo­ra­tó­ri­os cri­a­ti­vos. Basta olhar pa­ra elas com aten­ção, apre­ci­ar a ar­te dos en­con­tros en­tre pes­so­as e coi­sas, pa­ra no­tar o des­per­tar da cri­a­ti­vi­da­de. Muitos ar­tis­tas e agi­ta­do­res cul­tu­rais fa­zem das ru­as, vi­e­las, vi­la­re­jos e pra­ça ver­da­dei­ros la­bo­ra­tó­ri­os […]
13 - Florescer Criança
Ser cri­an­ça é dei­xar de­sa­bro­char a ima­gi­na­ção e a es­pon­ta­nei­da­de, in­ven­tar uni­ver­sos a par­tir do que o am­bi­en­te nos pro­por­ci­o­na, cri­an­do brin­que­dos bi­o­mas e brin­ca­dei­ras a se­rem lem­bra­das por ge­ra­ções. Deixemos flo­res­cer as in­fân­ci­as que guar­da­mos! Que as ma­té­ri­as des­sa dé­ci­ma ter­cei­ra edi­ção sir­va de ins­pi­ra­ção pa­ra o cul­ti­vo de nos­sa cri­an­ça in­te­ri­or.
12 - Mundaréu de Brincadeiras
A ca­pa­ci­da­de ima­gi­na­ti­va que cul­ti­va­mos du­ran­te a in­fân­cia é for­ça que per­meia a me­mó­ria pe­lo res­to da vi­da. O brin­car po­de es­tar guar­da­do na nos­tal­gia dos adul­tos , mas quan­do se ma­ni­fes­ta, bur­la as ad­ver­si­da­des ama­du­re­ci­das pe­lo sen­so co­mum e nos mos­tra que a vi­da po­de ser mais le­ve e di­ver­ti­da pe­lo po­der da cri­a­ção. […]
11 - Leitura e Suas Tecituras
Quem con­ta um con­to au­men­ta um pon­to. Cada pon­to, pa­la­vra, in­ter­jei­ção e sig­ni­fi­ca­ção agre­ga­da ao con­tar his­tó­ri­as são os ele­men­tos que en­ri­que­cem nos­so re­fe­ren­ci­al sim­bó­li­co. Nessa edi­ção ce­le­bra­mos a ar­te de con­tar his­tó­ri­as e to­das as te­ci­tu­ras que ga­nham a cul­tu­ra a par­tir da dis­se­mi­na­ção cri­a­ti­va da nar­ra­ti­va oral.
10 - Em Trânsitos
Tramas e trân­si­tos. A cul­tu­ra se faz em mo­vi­men­to.
09 - Reinvenção da Educação
Da Educação Cidadã à edu­ca­ção que a pes­soa ci­da­dã cria.
08 - Outras Ecologias
Renovação nas for­mas de con­vi­vên­cia en­tre as pes­so­as e en­tre to­dos os se­res da ter­ra. Aprendemos com a na­tu­re­za e com ela cri­a­mos prá­ti­cas mais harmô­ni­cas de con­ví­vio.
07 - Tear em Casa
O Tear in­di­ca ati­vi­da­des e tex­tos pa­ra o pe­río­do em que as cri­an­ças es­tão em ca­sa e chei­as de ener­gia pa­ra par­ti­lhar.
06 - Rememorar
O tem­po tro­ca a rou­pa do mun­do, co­mo bem po­e­ti­sa Bartolomeu Campos Queirós. Faz acor­dar e ador­me­cer pa­la­vras, rein­ven­tan­do no­vas re­a­li­da­des. Confira a nos­sa 6º edi­ção
05 - A Cena e o Som
A ca­pa­ci­da­de cri­a­ti­va é nos­so re­cur­so ines­go­tá­vel, co­nhe­ça os ar­tis­tas e ar­ti­cu­la­do­res cul­tu­rais que des­co­bri­ram a mú­si­ca co­mo mo­ti­vo pa­ra a vi­da.  
04 - Arte da Palavra
Contar his­tó­ri­as en­vol­ve afe­tos, por­que as pa­la­vras quan­do di­tas car­re­gam tim­bres de cul­tu­ras in­tei­ras. Dizem que a ma­nei­ra de fa­lar, se­ja pe­las gí­ri­as, pe­lo en­cur­tar ou alar­gar pa­la­vras, pe­lo so­ta­que car­re­ga­do, ou en­tre fi­gu­ras de ex­pres­são, mo­de­lam o jei­to das pes­so­as. Podemos di­zer que es­ses su­jei­tos quan­do car­re­gam no so­ta­que pa­ra con­tar as his­tó­ri­as de […]
03 - Brincantes
Brincadeiras, brin­que­dos e his­tó­ri­as des­per­tam afe­tos e pro­mo­vem par­ti­lhas. Educadores, ar­tis­tas e con­ta­do­res de his­tó­ri­as des­ve­lam as­sim a edu­ca­ção pe­lo en­can­ta­dor ato de brin­car.  
02 - Arte e Natureza
Vivências e ex­pe­ri­men­ta­ções na con­fluên­cia en­tre ar­tes vi­su­ais e edu­ca­ção am­bi­en­tal. Entre os su­jei­tos e a na­tu­re­za tra­ça­mos abor­da­gens pa­ra o per­ce­ber e ex­pres­sar o mun­do
01 - Arte e Cultura Popular
Arte e Cultura Popular é a edi­ção inau­gu­ral da Astrolábio a mí­dia co­la­bo­ra­ti­va do Instituto Tear.