Letras e Literatura

reflexões e relatos sobre promoção do livro e leitura

Escrevivência de Conceição Evaristo

Episódio 1 da série 'Ecos da Palavra'
por Ana Emília Lobo

Da edição 21 - Espaço habitado, território de criação

Conceição Evaristo, uma das mulheres brasileiras mais admiradas na contemporaneidade, teve a gentileza em nos conceder uma prosa à mineira.  No mês de agosto, recebemos a escritora em nosso casarão para o Colóquio Rio de Histórias, um encontro acolhedor onde costuramos vivências e pessoas com assuntos que estão na ordem do dia, como: racismo, gênero, a importância da educação na formação dos sujeitos e, é claro, a potência criativa despertada pela literatura. Saímos com corações e mentes repletos e conscientes de que a luta é pedagógica e, por isso, é preciso cultivar os afetos.

Minutos antes do colóquio, eu e Cadu Lopes – que se encarrega de todo o processo de produção audiovisual, desde a captura à edição – tivemos a oportunidade de fazer uma entrevista com Conceição, mediada por perguntas e sugestões de Renata Codagan, Débora Campos e Isis Reis. Agradecemos a elas por cada reflexão levantada.

“Conceição é uma pessoa que se mantém a mesma, se transformando”, como diz Ângela Bispo em um dos vídeos da Ocupação Conceição Evaristo. A escritora, doutora em literatura comparada, é natural de Belo Horizonte, onde viveu até os 24 anos. Na década de 70 Conceição veio morar na cidade do Rio de Janeiro, se tornou professora, militou no movimento negro, fez da sua trajetória matéria para a sua escrita, e hoje tem livros traduzidos em diferentes idiomas ao redor do mundo. No seu repertório de publicações está Ponciá Vicêncio e o vencedor do Prêmio Jabuti em 2015 na categoria Contos e Crônicas Olhos D’água, obras que têm como protagonista a mulher negra no Brasil, sua força e seus silêncios.

“Não nasci rodeada de livros, mas de palavras”, comenta Conceição Evaristo. Na convivência com as palavras, a mulher negra fez suas escrevivências ecoarem, e não há quem saia de seus livros ileso aos afetos que provoca.

Diante de tudo isso, com toda admiração e com o desejo de que sua voz ecoe, apresentamos a vocês “Ecos da Palavra com Conceição Evaristo”, uma série de nove vídeos em que a escritora fala sobre assuntos pontuais que permeiam a sua escrita e a sua vida.

 

** Os episódios são lançados mensalmente nas edições do Astrolábio. Acesse a página da série e acompanhe nossas publicações.