Brasilidades

o Brasil profundo, a cultura popular identitária

Folia de Imagens

Imagens da cultura popular
por Ana Emília

Da edição 09 - Reinvenção da Educação

Turma da Praça. Tradicional grupo de bate bola no RJ. Marechal Hermes RJ 07-02-2016

Folia de Imagens é um pro­je­to co­le­ti­vo que te­ve iní­cio no car­na­val de 2013. Feito por fo­tó­gra­fos po­pu­la­res, o Folia é um pro­je­to de par­ti­lha de ima­gens da nos­sa cul­tu­ra po­pu­lar, re­tra­to de per­so­na­gens pou­co abor­da­dos pe­las mí­di­as tra­di­ci­o­nais e que fa­zem do car­na­val a mai­or fes­ta po­pu­lar do mun­do.

O Folia de Imagens con­ce­deu uma en­tre­vis­ta ex­clu­si­va pa­ra o Astrolábio, ve­ja o que eles têm a di­zer pra gen­te:

Como e por­que se in­te­res­sa­ram em do­cu­men­tar fes­tas po­pu­la­res? 

Pra pon­tu­ar me­lhor co­mo sur­giu es­se in­te­res­se, é bom in­for­mar co­mo tu­do começou.No fi­nal de 2012, fo­tó­gra­fos do Imagens do Povo que já car­re­ga­vam con­si­go a Fotografia Humanista, en­si­na­dos pe­lo gran­de fo­tó­gra­fo e men­tor João Roberto Ripper, pen­sa­ram em ir além da do­cu­men­ta­ção que já re­a­li­za­vam em fa­ve­las, pe­ri­fe­ri­as e po­pu­la­ções me­nos fa­vo­re­ci­das e, após al­gu­mas reu­niões, decidiu-se que do­cu­men­ta­ría­mos tam­bém o car­na­val nes­ses lu­ga­res, além dos as­sun­tos que qua­se sem­pre são ig­no­ra­dos pe­la gran­de mí­dia, co­mo os tra­ba­lha­do­res do car­na­val, os bas­ti­do­res e os blo­cos me­no­res.

dc96ad22-49e7-40c4-bef2-49f417ce7a30

Logo após, pensou-se que ha­via uma imen­sa ga­ma de ma­ni­fes­ta­ções po­pu­la­res, e só o car­na­val não da­ria con­ta, en­tão, de­ci­di­mos que o Folia de Imagens tam­bém do­cu­men­ta­ria ou­tras fes­tas co­mo o Presente de Iemanjá, Folia de Reis, Cavalgadas etc.

Que as­pec­tos da cul­tu­ra po­pu­lar mais agu­çam o olhar de vo­cês? 

Um dos as­pec­tos é a tra­di­ção, que faz com que uma cul­tu­ra se man­te­nha vi­va e pul­san­te pe­los que de­la par­ti­ci­pam, co­la­bo­ram e vi­vem.

O que as len­tes do Folia de Imagens pre­ten­dem cap­tar des­se uni­ver­so que é a Cultura Popular Brasileira?

Pretendemos mos­trar o quão ri­ca é nos­sa cul­tu­ra, e, aju­dar de al­gu­ma for­ma pa­ra que ela se man­te­nha vi­va.

6adca67c-0ee1-424a-a002-9615181201d1

A meu ver es­sas ima­gens con­tri­bu­em pa­ra pre­ser­var e ex­por a ri­que­za da cul­tu­ra po­pu­lar. Como acon­te­ce a in­te­ra­ção dos fo­tó­gra­fos fo­liões com as pes­so­as e os  con­tex­tos cul­tu­rais re­tra­ta­dos? 

Na gran­de mai­o­ria das ve­zes, so­mos re­ce­bi­dos com mui­to ca­ri­nho pe­los re­tra­ta­dos, pois há o en­ten­di­men­to de que so­mos im­por­tan­tes pa­ra o re­gis­tro da cul­tu­ra lo­cal. O fa­to de fo­to­gra­far mais de uma vez, às ve­zes anos, di­ver­sos lu­ga­res, tam­bém con­tri­bui mui­to pa­ra que con­fi­em em nos­so tra­ba­lho e se­ja­mos bem re­ce­bi­dos. Confiança é fun­da­men­tal, e cria la­ços in­clu­si­ve de for­te ami­za­de en­tre fo­tó­gra­fos e fo­to­gra­fa­dos. Sempre que pos­sí­vel, re­tor­na­mos com os re­gis­tros pa­ra pre­sen­te­ar a po­pu­la­ção lo­cal. Uma for­ma de con­tra­par­ti­da por nos per­mi­ti­rem par­ti­ci­par de ma­ni­fes­ta­ções tão be­las.

 Por que fes­tas o Folia de Imagens já pas­sou? 

Presente pa­ra Iemanjá, Folia de Reis, Festas de Quilombos di­ver­sos, e o Carnaval, in­clu­si­ve de ou­tros es­ta­dos.

O que as ima­gens re­ve­la­das (fei­tas)  du­ran­te o pro­je­to  trou­xe­ram de re­fle­xão pa­ra o gru­po de fo­tó­gra­fos?

A re­fle­xão de que é mui­to im­por­tan­te o tra­ba­lho de re­gis­trar a cul­tu­ra po­pu­lar. Muita coi­sa foi se per­den­do com o tem­po, e o re­gis­tro fo­to­grá­fi­co é de su­ma im­por­tân­cia pa­ra a his­tó­ria de um po­vo, tan­to pa­ra a con­ti­nui­da­de das fes­tas quan­to pa­ra a me­mó­ria.