Brasilidades

o Brasil profundo, a cultura popular identitária

Folia de Imagens

Imagens da cultura popular
por Ana Emília

Da edição 09 - Reinvenção da Educação
astrolábio nº 21 ano II set. 2017

Turma da Praça. Tradicional grupo de bate bola no RJ. Marechal Hermes RJ 07-02-2016

Folia de Imagens é um projeto coletivo que teve início no carnaval de 2013. Feito por fotógrafos populares, o Folia é um projeto de partilha de imagens da nossa cultura popular, retrato de personagens pouco abordados pelas mídias tradicionais e que fazem do carnaval a maior festa popular do mundo.

O Folia de Imagens concedeu uma entrevista exclusiva para o Astrolábio, veja o que eles têm a dizer pra gente:

Como e porque se interessaram em documentar festas populares? 

Pra pontuar melhor como surgiu esse interesse, é bom informar como tudo começou.No final de 2012, fotógrafos do Imagens do Povo que já carregavam consigo a Fotografia Humanista, ensinados pelo grande fotógrafo e mentor João Roberto Ripper, pensaram em ir além da documentação que já realizavam em favelas, periferias e populações menos favorecidas e, após algumas reuniões, decidiu-se que documentaríamos também o carnaval nesses lugares, além dos assuntos que quase sempre são ignorados pela grande mídia, como os trabalhadores do carnaval, os bastidores e os blocos menores.

dc96ad22-49e7-40c4-bef2-49f417ce7a30

Logo após, pensou-se que havia uma imensa gama de manifestações populares, e só o carnaval não daria conta, então, decidimos que o Folia de Imagens também documentaria outras festas como o Presente de Iemanjá, Folia de Reis, Cavalgadas etc.

Que aspectos da cultura popular mais aguçam o olhar de vocês? 

Um dos aspectos é a tradição, que faz com que uma cultura se mantenha viva e pulsante pelos que dela participam, colaboram e vivem.

O que as lentes do Folia de Imagens pretendem captar desse universo que é a Cultura Popular Brasileira?

Pretendemos mostrar o quão rica é nossa cultura, e, ajudar de alguma forma para que ela se mantenha viva.

6adca67c-0ee1-424a-a002-9615181201d1

A meu ver essas imagens contribuem para preservar e expor a riqueza da cultura popular. Como acontece a interação dos fotógrafos foliões com as pessoas e os  contextos culturais retratados? 

Na grande maioria das vezes, somos recebidos com muito carinho pelos retratados, pois há o entendimento de que somos importantes para o registro da cultura local. O fato de fotografar mais de uma vez, às vezes anos, diversos lugares, também contribui muito para que confiem em nosso trabalho e sejamos bem recebidos. Confiança é fundamental, e cria laços inclusive de forte amizade entre fotógrafos e fotografados. Sempre que possível, retornamos com os registros para presentear a população local. Uma forma de contrapartida por nos permitirem participar de manifestações tão belas.

 Por que festas o Folia de Imagens já passou? 

Presente para Iemanjá, Folia de Reis, Festas de Quilombos diversos, e o Carnaval, inclusive de outros estados.

O que as imagens reveladas (feitas)  durante o projeto  trouxeram de reflexão para o grupo de fotógrafos?

A reflexão de que é muito importante o trabalho de registrar a cultura popular. Muita coisa foi se perdendo com o tempo, e o registro fotográfico é de suma importância para a história de um povo, tanto para a continuidade das festas quanto para a memória.